Ultimamente, eu tenho visto muitos posts comparando os modelos de trabalho. Geralmente, o post vem acompanhado de diversos benefícios que só o home office pode nos proporcionar. Nos comentários, é sempre uma chuva de opiniões e surge uma longa discussão.
Uma coisa que eu ainda não vi ninguém falando é sobre a relação entre a depressão e a dificuldade de sair de casa para o trabalho presencial. Como todos sabem, lidar com a depressão pode transformar simples tarefas em torturas psicológicas, e isso inclui sair da cama e ir trabalhar presencialmente.
Já faz algum tempo que eu faço acompanhamento psicológico e psiquiátrico para um Transtorno Ansioso Depressivo e, mesmo em tratamento, não é possível garantir completamente que não haverá alguma crise ou algo do tipo. Quando uma fase ruim aparece, a rotina de sair de casa e enfrentar o trabalho presencial pode ser extremamente desafiadora.
Com a transição para o home office, eu senti um enorme alívio. Notei algumas questões que o trabalho remoto ajudou a minimizar a dificuldade associada à minha depressão e vou contar para vocês:
1. Redução de tempo em deslocamento: O tempo e o estresse associados ao deslocamento até o trabalho acabaram. Sem a necessidade de enfrentar o transporte público, meu nível de cansaço diminuiu significativamente.
2. Ambiente familiar: Trabalhar em casa me deu a liberdade de criar um ambiente que fosse mais confortável para mim. Adaptar o espaço de trabalho às minhas necessidades pessoais ajudou a me sentir melhor enquanto trabalho.
3. Alívio da pressão social: O ambiente do escritório requer algumas atitudes e interações que podem ser extremamente exaustivas e trabalhando em casa, eu pude me sentir menos pressionada.
Vale lembrar que cada pessoa tem uma experiência única, isso é apenas um relato do que vivi. O que funcionou para mim pode não funcionar para você. No entanto, se você se encontra em uma situação semelhante à que relatei, considerar o home office como uma alternativa pode ser um passo positivo para melhorar sua qualidade de vida.
Caso queira compartilhar como o home office afetou sua saúde mental, sinta-se à vontade para comentar abaixo. O mesmo serve para o contrário, se você tem uma ótima experiência trabalhando presencialmente, também gostaria de ler sobre.