Hoje escolhi escrever a resenha de um livro que descobri como a maioria de todos que leio. Procurando conteúdo sobre um gênero específico. Quando descobri esse, eu estava no TikTok assistindo vários vídeos onde as pessoas apresentavam uma lista de melhores livros de suspense/terror psicológico e esse livro aparecia em vários vídeos, então decidi que seria o próximo a ser lido.
Nome: O Sorriso da Hiena
Autor: Gustavo Ávila
Páginas: 266
Ano de publicação: 2017
Não conhecia o Gustavo Ávila e O sorriso da Hiena, que será abordado nessa resenha, foi o primeiro livro que li dele. Enquanto escrevo isso, percebi que nem cheguei a procurar se ele possui outras obras publicadas e a primeira coisa que vou fazer é dar uma investigada, pois tenho muito interesse em ler outra coisa escrita por ele.
Desde as primeiras páginas, nós já conseguimos nos ambientar e sentir qual vai ser a “vibe” do livro, já que tudo começa com um assassinato em que um casal é cruelmente assassinado na frente do próprio filho, deixando assim a criança órfã. A partir daí, nós começamos a entender onde esse acontecimento irá nos levar.
O livro aborda fortemente assuntos como o ambiente social, as falhas institucionais e como o meio em que vivemos pode nos influenciar a desenvolver padrões de comportamento que nos transformem em pessoas ruins no futuro, mas que ainda assim não seriam justificáveis para cometer um crime. Ou seriam?
Essa reflexão é jogada constantemente contra cada um dos personagens principais e nós vamos acompanhando o raciocínio de cada um até que nós mesmos nos pegamos formando uma opinião sobre o tema.
Uma das coisas que mais me agradou foi que, no final, não existe um grande plot twist, pois aparentemente, a proposta do Gustavo era outra. Os grandes acontecimentos vão se encaixando de uma forma tão gradual e, com isso, as surpresas vão acontecendo ao longo da leitura. Lembro-me claramente de ter ficado chocada com algumas peças encaixadas durante o desenvolvimento e ter encarado o final somente como um encerramento de tudo que fomos acompanhando desde então.
Os finais sempre foram a minha parte preferida e os últimos livros que li eram do tipo que nos deixavam em choque somente nas duas últimas páginas. E acontece que nem sempre isso é feito de uma forma interessante e ficamos somente com aquele sentimento de que o livro deveria ter terminado antes e com O Sorriso da Hiena fiquei com a sensação de tudo é como deveria ser mesmo.
Caso ainda não tenha colocado esse livro na sua lista de leitura, faça isso agora mesmo e depois me conte nos comentários o que achou!
Leia também: https://devaneiosdecarmen.com/livro-eu-fora-de-controle/
