A indicação de filme de hoje é sobre um filme que assisti pela primeira vez acompanhada de alguns amigos em uma tarde de domingo. Se não me engano, um deles o encontrou em alguma dessas listas sobre melhores filmes para assistir antes de morrer. Até o momento, não sabíamos absolutamente nada sobre o filme e decidimos confiar nele somente pela breve descrição da lista, já que a capa também não parecia tão promissora.
Lembro-me bem de termos sido bem preconceituosos quando descobrimos que se tratava de um filme em preto e branco e de 1957. Esse não era, nem de perto, o tipo de filme que geralmente assistíamos e a ideia de assistirmos um filme esse dia havia surgido justamente por estarmos nos sentindo muito entediados e pensamos que algo em preto e branco iria intensificar ainda mais o sentimento de desânimo. Mas, felizmente, um de nós conseguiu convencer o resto do grupo a darmos uma chance ao diferente para vermos no que iria dar (e deu bom demais).
Doze homens e uma sentença (versão original de 1957) é um filme onde todas as cenas (com exceção da última) acontecem no mesmo ambiente, no caso, uma sala de júri. A missão dos jurados é decidir o futuro de um jovem que nasceu e cresceu em bairro periférico. O filme tem um pouco mais de uma hora e meia de duração e a intenção dele é nos colocar dentro da longa e cansativa discussão entre os jurados em uma sala pequena e muito abafada.
Os jurados são nomeados por números, o que, confesso, ajuda bastante no entendimento dos fatos. O ponto focal do filme acaba sendo o Jurado 8 (interpretado por Henry Fonda), que chega ao júri com uma opinião totalmente controversa em relação aos demais. Desde que ele é introduzido à trama, ele permanece indagando a decisão de cada um deles, em busca de se certificar de que todos realmente analisaram o caso antes de um voto definitivo.
O roteiro é a grande estrela desse filme, já que ele não traz grandes efeitos especiais ou vários planos de filmagem, já que toda a trama acontece em um cômodo, como mencionado anteriormente.
Aqui eu queria dizer que como se trata de um filme preto e branco, eu sei que muitas pessoas apresentam uma certa resistência por que eu também era assim, porém eu posso garantir que nesse filme em específico, isso acaba se tornando apenas um detalhe estético e que em pouco tempo o estranhamento é esquecido, pois ficamos tão imersos para descobrir qual será a decisão final dos jurados que nem pensamos mais nisso.
Espero que vocês também decidam dar uma chance para esse filme por que tenho certeza que não vão se arrepender. É um filme que realmente não promete nada e entrega TUDO.
Quando assistirem, por favor, voltem aqui pra me contar o que acharam.
